terça-feira, 29 de maio de 2012

VIAJANTE BRASILEIRO ESCREVE LIVRO COM CELULAR


Viajante brasileiro escreve livro com celular

Palacios viaja, em 6 meses, por diversos países em busca de uma nova maravilha; história pode ser acompanhada enquanto é escrita na web
O Big Ben, em Londres, foi um dos locais que serviram de inspiração para o autor Fernando Palácios

Com apenas R$ 100 para se manter por dia e um celular como ferramenta de trabalho, um brasileiro resolveu viajar pelo mundo - durante seis meses - para escrever um romance. A trama que será contada em meio ano, porém, não deve demorar o mesmo tempo para ser lida. Isso porque o publicitário e autor da obra, Fernando Palacios, divulgará cada capítulo conforme eles forem escritos, pela internet. O primeiro deles pode ser acessado, a partir deste domingo, pelo site.

No roteiro da viagem estão monumentos importantes, como o Big Ben, a Torre Eiffel e o Templo de Luxor. Eles servirão de inspiração para a criação e, além disso, têm ligação direta com a história: um multibilionário que pretende aplicar todo o seu dinheiro para edificar a próxima Maravilha do Mundo, apesar de ainda não saber qual. Ele, então, confia a um escritor sair pelo mundo em busca de inspiração.
Com celular na mão e inspiração de sobra, Palacios se aventurou pelo mundo - Divulgação/Fernando
"Durante a primeira semana dessa expedição, já passei por Frankfurt, que estava em ebulição com manifestação pública do Blockupy, uma vertente mais radical do movimento Occupy que começou em Wall Street, além da expectativa para a final da Champions League. Agora estou em Londres, vendo como a cidade se prepara para os Jogos Olímpicos", afirmou o empresário Fernando Palacios, de 31 anos, que largou tudo para realizar a expedição.

Segundo as expectativas do autor, ao concluir seis meses de viagem, serão 18 lugares visitados, mais de 200 páginas escritas e 450 mil caracteres teclados via celular, o que equivale a 3.200 mensagens de SMS. As experiências e relatos podem ser acessados pela página do
Facebook do projeto.

Para quem acredita que é difícil escrever tanto via smartphone, o publicitário explica que, para ele, esta é uma forma mais simples para as ideias aparecerem. "Escrevo pelo celular já faz algum tempo. Houve uma época em que enviava mais de cem mensagens de texto por dia. Aí comecei a pegar a mania de escrever e- mails pelo celular. Finalmente comecei a escrever projetos. Foi aí que percebi que a tela do celular não me intimidava tanto quanto uma folha em branco", disse.

Expectativas

Além de manter uma nova forma de relação entre autor e público - mais direta e interativa - Palacios espera publicar, ao final da aventura, uma versão eletrônica do livro completo com os últimos cinco capítulos (eles não serão disponibilizados pela internet).

"O esperado é que o retorno seja suficiente para permitir a continuidade do formato de escrever enquanto viajo. Dependendo dos resultados do projeto, devo fazer a continuação da saga nos mesmos moldes em 2013. Além disso, vou ter material para desdobrar outras obras. Mais do que um livro, a ideia é fazer dessa experiência um grande projeto transmídia", explicou.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Olhar digital

                                                                         http://bit.ly/J6oqwB

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Hipertexto


Aula 12: Hipertexto = Hiperbólico (3 dimensões)

Definição, tipologia, características.

O hipertexto pode ser entendido como um texto exclusivamente virtual que possui como elemento central a presença de links. Esses links, que podem ser palavras, imagens, ícones etc., remetem o leitor a outros textos, permitindo percursos diferentes de leitura e de construção de sentidos a partir do que for acessado e, consequentemente, pressupõe certe autonomia de escolhas dos textos a serem alcançados através dos links. É um texto que se atualiza ou se realiza, se concretiza, quando clicado, isto é, quando percorrido pela seleção dos links.

Os hipertextos podem ser:

Aberto: Que permitem aos seus arquivos irem para outro sistema

Ex.: Leva a outro site

Fechado: Permitem que todo o conteúdo armazenado, fique em um único arquivo não podendo ser alterado.

Ex.: CD-ROM, DVD

1-      Hipertexto Linear: (página 1 < página2 > página 3, mas da página 3 não volta para a página 1, a não ser que o sistema do site permita).

2-      Hipertexto Hierárquico: Precisa seguir a sequencia de informação (página em hierarquia home > saúde > cabelo > cosméticos.

3-      Hipertexto Reticulado: Permite um número maior de acesso, mas é confuso, devido ao número de informação.

4-      Hipertexto Modelo Web: é descentralizado e não é hierárquico. [em rede] (todos se convertem com todos).

ANTICONFERÊNCIA





Nesta sexta-feira, 13 de abril de 2012, o curso de Letras da Universidade de Sorocaba ofereceu um novo evento aos alunos do curso. Tratou-se da mesa-redonda intitulada “Anticonferência coloquial - Práticas de pesquisa: Histórias de vida/A vida na prática: Histórias de pesquisa”, onde os palestrantes compartilharam histórias de vida a respeito da prática de pesquisa.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Avaliando Blogs

     Olá a todos.
 Gostaria de ressaltar que apesar de parecer fácil, essa atividade teve para mim um grau de dificuldade grande, pois avaliar ponto de vista de alguns alunos, exige uma determinada potencialidade que a única matéria prima usada é o meu próprio ponto de vista, é a maneira em que leio o mundo a minha volta, deixando de lado a amizade e obervando somente o lado profissional do aluno, enfim, comentei e postei os blogs de três alunos da sala como a atividade determinava.

1º Blog    http://sobrelinguagemetecnologia.blogspot.com.br/
 Fabrina é uma aluna criativa e bem humorada, compreende as situações gerais da tecnologia com muito êxodo, enfatiza diversas distribuições atividades exemplificando e explicando cada assunto, cada tema abordado, enfim pude analisar o seu blog, ela é dotada de um potencial muito grande, em seu PodCast ela explica cada ponto com muita dedicação e bom humor, ela analisa a linguagem e a tecnologia com base no desenvolvimento do seu aprendizado, e isso é muito legal, pois mostra que a capacidade de amadurecimento esta presente em seu cotidiano.
Virei seguidora ...


2° Blog    http://tamiresrubinato-tamires.blogspot.com.br/
 Tamires é uma pessoa super inteligente, humana, criativa, prestativa e sempre diz o que pensa, uma pessoa autêntica, logo seu blog não poderia ser diferente, ela sempre destaca a sua visão de mundo, deixando em cada atividade proposta seu potencial, apesar de faltarem algumas atividades, a blogueira conseguiu se expressar com facilidade, vem desenvolvendo um ótimo trabalho e aumentando o seu nível de conhecimento para análise da linguagem e da tecnologia, enfim, sou mais uma seguidora.


3° Blog    http://nalinguagemvirtual.blogspot.com.br/
 Ligia é uma aluna muito dedicada, sossegada e de bem com a vida, já de cara em seu blog, deparei-me com uma paisagem paradisíaca o meu sub consciente queria viajar, mas logo retornei para dar continuidade a atividade, rs.
 Até agora, o resumo das aulas postadas em seu blog tem sido desenvolvido e avaliado com muita  seriedade, ouvi o seu PodCast sobre a arte eletrônica e gostei muito, pois ela conseguiu explicar de maneira simplificada, seu blog              
está totalmente atualizado, enfim virei seguidora.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Aula 6


AULA 6   CIBER-CULTURA-REMIX ANDRE LEMOS  23/03/2012


8. O que é Pod cast?
  É um sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros que surgiu no final de 2004

9. O Pod cast representa o fim do rádio? Que outras mídias principiaram o fim de suas antecessorias?
  Não, o Pod cast só vem a somar aos diversos formatos broad casting.

10. O que é Blogosfera? O que são e quais os tipos que existem?
  É um conjunto de blogs ao redor do mundo, que dobra de tamanho a cada 6 meses.
São formas de publicação onde qualquer pessoa pode facilmente dispor e começar a emitir, seu diário pessoal, informações jornalísticas, emissões de áudio ou fotos e vídeos etc. Um exemplo desse ambiente colaborativo é a Wikipédia, uma enciclopédia eletrônica que tem como vantagem ser escrita por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, que são atualizados apartir de tecnologias móveis como celulares, laptops, palmtops com grande crescimento mundiais sendo os blogs muito populares nos EUA, GB, JAPÃO, CORÉIA, CHINA, FRANÇA e no BRASIL.

11. O que é P2P? Como que funciona? Cite exemplos.
É um sistema de compartilhamento conhecido como “peer to peer” (P2P), que possibilita a troca de arquivos de diversos formatos ao redor do mundo, revelando redes de sociabilidade que colocam em evidência a cibercultura. Como por exemplo, o sistema de vendas de músicas do “it unes” da Apple que mostra várias possibilidades para essa indústria cultural reconfigurada.

12. Qual é a vantagem do Freenet?
  A vantagem é que o Freenet usa tecnologias que torna impossível, para governos ou grandes corporações, restringirem o fluxo de informação digital. O sistema utiliza criptografia e será distribuído dentro de alguns meses.

13. Quais as origens dos Softwares do código aberto?
  O surgimento dos softwares livres foi a invenção de uma licença de utilização do código fonte em 1989. Neste ano, Richard Stallman cria a GPL e a Free Software Foundation e escreve o primeiro projeto de Software livre o GNU (acrônimo de “GNU is not Unix”). Apartir disso, milhares de comunidade desenvolve os softwares livres, como a Linux, o Debian, entre outros, no Brasil, essas comunidades surge a partir do Fórum Internacional de Software Livre em Porto Alegre em 2000.

14. O que é GPL?
  GPL (General Public License) é um sistema que não permite a apropriação privada dos trabalhadores coletivos realizados, dando a todos a possibilidade transformar  e livremente  distribuir as modificações.


15. Por que o SL é um bom exemplo de cibercultura remix?
  Porque o SL valoriza a liberação da emissão, onde qualquer pessoa pode trabalhar em códigos e programas, princípio de conexão, onde o trabalho e a cooperação são planetários, realizados através da rede telemáticos, e reconfiguração da indústria dos softwares proprietários como a respostas de flexibilidades, onde a (abertura de códigos de alguns programas, como Office, por exemplo) por parte da mais importante indústria de softwares do mundo, a Microsoft.

16. Acesse o site mencionado na nota do rodapé nº16 e poste em seu blog, um comentário sobre o site.

 É um site de informação e entreterimento, que aborda temas variado e fatos do cotidiano, atualidades referente a qualquer parte do mundo, visando o maior conforto para uma sociedade que busca cada vez mais tecnologia, agilidade e praticidade acima de tudo.

17. Quais os 3 argumentos de Manovich para o remix como nova mídia?
  O 1º ao pós-modernismo.
  O 2º é o que chamamos de globalização, mistura e reconfiguração de culturas nacionais em um estilo global, não necessariamente homogêneo.
  O 3º tipo de re-mixagem aparece com as novas mídias.

18. Acesse o site oficial do Manovich, coloque o link dele no seu blog e poste qualquer tema do site do Manovich.

Tema: Cultura de imagens em movimento depois de informação: um esboço de 2003.

19. O que é Copy Left?
  É um hacking do copyring, um modelo para contratos de adesão que busca corrigir falhas sociais no direito autoral padrão.

20. Traduz a citação final do texto e comente-a.
  “Nothing is sacred...Everything is ‘public domain’. Download, remix, edit, sequence, splice this into your memory bank…information moves though us with the speed of thought, and basically any attempt to control it always backfire”.

  “Nada é sagrado… Tudo é de ‘domínio público’. Download, remix, editar, sequência, emenda esta em seu banco de memória... a informação se move através de nós com a velocidade de, porém, e basicamente qualquer tentativa de controlar sempre contra procede.

  Tudo aquilo que pensamos ser só nosso, na verdade sem que percebamos já está sendo compartilhado e comentado com o mundo em uma velocidade que não controlamos.
  Qualquer publicação por mais simples que possa parecer, quando lançada na web, pessoas de qualquer lugar do mundo poderá acessá-la e até mesmo responde-la tornando a de domínio público.

Video Ciber Cultura Remix

http://www.youtube.com/watch?v=4UCOWCfUkKU

Aula 5





AULA 5    CIBER-CULTURA-REMIX ANDRE LEMOS   09/03/2012



 (01-) O que é ciber. cultura?
          É uma nova relação entre as tecnologias e a sociedade, configurando a cultura contemporânea.
          E suas características são dadas por três leis fundadoras tais como a liberação do pólo de emissão, o princípio de conexão em rede e a reconfiguração de formatos midiáticos e práticas sociais.
     
(02-) O que é remixagem?
        É um conjunto de práticas sociais e comunicacionais de combinações, colagens, CUT-up de informações a partir das tecnologias digitais.

(03-) Qual a origem do copy Right e qual a sua finalidade?
       O copy right surgiu com o capitalismo e a imprensa a partir do séc. XVII. E sua finalidade era trazer junto com a modernidade industrial o controle a circulação de bens tangíveis e intangíveis que em troca dos direitos do autor os editores usam de pagamento de royalties.

(04-) Quais são as 3 leis da estrutura midiática da internet? Explique.
        A primeira lei seria a liberação do pólo de emissão.
        A segunda lei é o principio de conectividade generalizada.
        A terceira lei seria da reconfiguração.
        A primeira lei mostra a diversificação de informações onde chamamos de “tem e pode tudo na internet”.
        A segunda diz que tudo comunica e tudo esta em rede tais como pessoas, máquinas, objetos, monumentos, cidades etc.
       E a terceira diz que tudo muda gerando a ideia de remediação e modificação das estruturas sociais, das instituições e das práticas comunicacionais.

(05-) Qual a relação entre remixagem e cultura?  
       A relação entre a remixagem e a cultura é a participação, e essa participação se dá pelo uso e livre circulação de obras, como audiência, gravação e produto. O remix é a verdadeira natureza do digital.

(06-) Fale sobre arte eletrônica?
         A arte eletrônica vem se aprimorando desde a década de 1960, que a partir das tecnologias digitais surgem novos formatos com a música eletrônica, a body arte, a web- arte, a net-arte, os hipertextos, a robótica, a realidade virtual, as interações interativas e as demais formas artísticas em interface com a literatura, o cinema, o tetro e a dança.
       Os princípios da conexão são: obra em rede, a liberação da emissão autor, espectadores, usuário funde-se é a reconfiguração dos formatos artísticos em ação.
 É uma nova relação entre as tecnologias e a sociedade